368

Metodologias Ativas: da Educação tradicional à Escola atual turma A-24_25

Apresentação

O Homem existe tal como o conhecemos, porque vive em sociedade. Por isso, relaciona-se com o meio que o envolve, manifestando-se, comunicando e expressando-se. A Educação reflete o que a sociedade é e, simultaneamente, procura dar resposta ao que a sociedade precisa. Ao contrário do que à partida pode parecer, não potencia a evolução, representa um conceito muito mais vasto que abrange todas as formas de o Homem percecionar e estruturar o mundo, agir sobre o mesmo e sobre os outros e transmitir informações, saberes, conhecimentos, sentimentos, emoções, opiniões, visões do mundo, etc. Assim, importa refletir como se posicionam os docentes na vastidão de metodologias vigentes?

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Definir Práticas Educativas Tradicionais e Práticas Educativas Ativas Fundamentar as opções curriculares e pedagógicas docentes Escolher estratégias de ação educativa

Conteúdos

Práticas Educativas Tradicionais Metodologias Ativas Paradigmas educativos existentes Estratégias de ação mais adequadas à Escola atual

Formador

Carla Assunção Breda da Cruz

Rita Gouveia Pacheco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 02-10-2024
Fim: 02-10-2024
Acreditação: ACD04-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica do Padrão da Légua