Metodologias Ativas: da Educação tradicional à Escola atual turma A-24_25
Apresentação
O Homem existe tal como o conhecemos, porque vive em sociedade. Por isso, relaciona-se com o meio que o envolve, manifestando-se, comunicando e expressando-se. A Educação reflete o que a sociedade é e, simultaneamente, procura dar resposta ao que a sociedade precisa. Ao contrário do que à partida pode parecer, não potencia a evolução, representa um conceito muito mais vasto que abrange todas as formas de o Homem percecionar e estruturar o mundo, agir sobre o mesmo e sobre os outros e transmitir informações, saberes, conhecimentos, sentimentos, emoções, opiniões, visões do mundo, etc. Assim, importa refletir como se posicionam os docentes na vastidão de metodologias vigentes?
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Definir Práticas Educativas Tradicionais e Práticas Educativas Ativas Fundamentar as opções curriculares e pedagógicas docentes Escolher estratégias de ação educativa
Conteúdos
Práticas Educativas Tradicionais Metodologias Ativas Paradigmas educativos existentes Estratégias de ação mais adequadas à Escola atual
Formador
Carla Assunção Breda da Cruz
Rita Gouveia Pacheco
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |