365

INCLUSOTECA – Bibliotecas + Inclusivas - Dislexia: Leitura e escrita turma A-24_25

Apresentação

O CLE – Centro de leitura especial, dando continuidade ao projeto “Bibliotecas mais Inclusivas” e no âmbito do Dia Mundial da Dislexia (10out.), onde se pretende sensibilizar para esta perturbação do neuro desenvolvimento, propõe um conjunto de iniciativas onde se pretende abordar os sinais de alerta na identificação de eventuais dificuldades de aprendizagem, entender o papel do terapeuta da fala e do professor e apontar estratégias para a aprendizagem da leitura e da escrita para alunos com Dislexia.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva para todos; Contribuir para um maior conhecimento da Dislexia; Promover o gosto pela leitura nas pessoas com esta perturbação.

Conteúdos

Definição de Dislexia, sinais de alerta, avaliação e diagnóstico, estratégias para a aprendizagem da leitura.

Formador

Cristiana Raquel Loureiro Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 10-10-2024
Fim: 10-10-2024
Acreditação: ACD03-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Biblioteca Municipal Florbela Espanca