361

ACD Alunos com Necessidades Específicas: Estratégias para um Ambiente Educativo Inclusivo turma -23_24

Apresentação

A ação de formação de Curta Duração foi solicitada pela Escola de Música Óscar da Silva ao Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora no sentido de melhorar as estratégias e práticas pedagógicas a implementar com alunos com necessidades específicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Caracterizar algumas perturbações das crianças/adolescentes na área da saúde mental; esclarecer boas práticas e como adotar uma abordagem preventiva com alunos que têm estas necessidades específicas; gerir situações de crise com alunos que têm estas necessidades específicas.

Conteúdos

Perturbações do Neurodesenvolvimento: Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbação Específica da Aprendizagem (Dislexia/Disortografia); Perturbações do Comportamento: Perturbação de Oposição e Desafio, Perturbação Explosiva Intermitente Perturbação do Comportamento e da Conduta; Perturbações da Ansiedade, Ansiedade Generalizada e Ansiedade de Realização; Perturbações do Humor: Depressão (sinais).

Anexo(s)

Formador

Marta Reis de Almeida

Samanta Marques

Marta Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-07-2024 (Terça-feira) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
Início: 16-07-2024
Fim: 16-07-2024
Acreditação: ACD88-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4:30 h
Local: Auditório da Escola de Música Óscar da Silva