
PND110. Saúde Mental na escola – desafios dos Assistentes Operacionais turma B-23_24
Apresentação
Em função do plano de atividades: O compromisso da Câmara Municipal de Matosinhos com a realização regular de formação aos/às AO vem ao encontro das orientações do Ministério da Educação, consubstanciadas no Plano de Recuperação das Aprendizagens (Plano 21|23 – Escola+), tendo sido criado um plano de formação único, entre escolas e autarquia, para estes trabalhadores. Em função dos destinatários: No levantamento de necessidades formativas efetuado aos trabalhadores, salientaram-se os temas saúde mental ansiedade e stress e ainda pedagogia/psicologia do desenvolvimento e relações interpessoais. O conhecimento do contexto e a relação de proximidade estabelecida com os AO, convergem igualmente no sentido de ser necessário abordar as situações de conflito e as situações-problema, bem como as novas práticas que trazem repercussões importantes às dinâmicas escolares.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Aumento dos conhecimentos sobre a temática do stress laboral; Reconhecer e nomear emoções e sentimentos; Aumento do conhecimento sobre comunicação positiva e não violenta Gestão de stress e conflitos
Conteúdos
Identificação boas práticas entre pares Comunicação positiva e não violenta Gestão de conflitos
Bibliografia
MAYER, Bernard S. (2000). The dinamics of Conflit Resolution. A Practioner´s Guide. Chapter One, The Nature of Conflits FORMOSINHO, J e MACHADO, J. (2014). As equipas educativas e o desenvolvimento das escolas e dos professores, in Melhorar a Escola – Sucesso Escolar, disciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas. Universidade católica editora. Porto. P. 95-110
Anexo(s)
Observações
Exclusiva para os assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira
Formador
Joana Queirós Fisteus Macedo Amaral Alegre
Isabel Iria da Silva Carneiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 11:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |