328

ACD - Expressão Dramática em contexto de Educação de Infância e de EB - 1º Ciclo turma -23_24

Apresentação

A educação artística é fundamental para o crescimento intelectual, social e emocional das crianças/jovens. A Expressão Dramática proporciona à criança a oportunidade para alargar as suas experiências e enriquecer as suas capacidades de decisão e de escolha, ajudando na reflexão sobre os valores e atitudes. Para Read (1943) a expressão é um ato libertador das energias em nós contidas, que leva ao aperfeiçoamento e desenvolvimento harmonioso do individuo, no que diz respeito à sua própria reeducação ou reconstrução, ou seja, é importante que a educação abranja o processo de individualização e consequentemente o processo de integração. A expressão dramática é um meio de descoberta de si e do outro, onde existe uma afirmação de si próprio em relação aos outros, pois esta é a maneira que a criança utiliza para lidar com situações do dia-a-dia/sociais. Deste modo, quando falamos da expressão dramática não podemos deixar de referir, devido ao seu valor educativo, o jogo simbólico que “permite à criança recriar experiências da vida quotidiana, situações imaginárias e utilizar objetos livremente, atribuindo significados mútuos” (OCEPE, 1997, p. 60). De que forma nós, professores, podemos abordar esta área? Exploramos aqui múltiplas possibilidades para por em prática com os nossos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreensão do papel do Corpo e voz enquanto ferramenta da Expressão Dramática. - Promoção do entendimento do texto enquanto ferramenta , som, símbolo e elemento dramatúrgico. - Estimulação da imaginação cénica através da improvisação. - Exploração do conceito de “cena” enquanto jogo físico e como espaço e tempo.

Conteúdos

- Bases da Expressão dramática e importância do jogo dramático na formação da criança. - Exploração de Jogos Cénicos e atividades da Expressão Dramática. - Dramatizações - propostas de improvisação - O projeto na aula de Expressão dramática

Observações

ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.

Formador

Barbara Mota Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-07-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 24-07-2024
Fim: 24-07-2024
Acreditação: ACD76-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Básica de Agudela