327

ACD - Dança em contexto de Educação Física turma -23_24

Apresentação

O ensino da dança faz parte integrante dos currículos nacionais nos vários ciclos do ensino. No entanto, muitas vezes, observamos que ainda passa por um processo de valorização, já que nem sempre consegue o devido espaço quando comparado com os demais conteúdos curriculares. Tendo em conta a especificidade da Dança como área curricular, e tendo como base a Organização Curricular e Programa e as Aprendizagens Essenciais para cada nível de ensino, nesta ação de formação abordaremos diversas estratégias, diferentes exercícios e exploraremos distintas propostas de atividades, assim como algumas Danças Sociais e Tradicionais Portuguesas, do programa, sempre com o devido apoio teórico, para que desta forma tenhamos mais ferramentas e consequentemente um maior conhecimento para a abordagem desta área, nas nossas escolas.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Desmistificar a complexidade do ensino da dança. - Experimentar as possibilidades de movimento. - Conhecer e abordar os diferentes estilos de dança, presentes nos programas nacionais, de forma introdutória / elementar de acordo com a evolução do grupo de formandos. - Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador das aprendizagens. - Explorar as vantagens do ensino da dança, como área multidisciplinar no desenvolvimento global dos alunos.

Conteúdos

- A dança enquanto ferramenta no desenvolvimento da criança/Adolescente. - Jogos de socialização. - Jogos de consciencialização do esquema corporal. - Abordagem de passos básicos de dança e suas variáveis. - Danças latino-americanas/não progressivas - Merengue e Rumba Quadrada, Valsa Lenta (simplificada) e Foxtrot Social. - Danças latino-americanas/não progressivas - Rumba Quadrada, Chá-Chá-Chá, Rock (forma simplificada do Jive) e Salsa

Anexo(s)

Observações

ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.

Formador

Barbara Mota Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 17-07-2024
Fim: 17-07-2024
Acreditação: ACD75-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Básica de Agudela