326

ACD - Dança em contexto de Educação de Infância e EB - 1º Ciclo turma -23_24

Apresentação

Como olha o Sistema Educativo Português para a área da dança? E os nossos professoores? Teóricamente verificamos que a dança está presente nas nossas escolas, desde o ensino Pré escolar, mas será esta uma verdade efetiva? Quando comparada com outras áreas curriculares, a educação artística contínua remetida para um segundo plano e a Dança, quando equiparada com as outras áreas artísticas, ainda mais (Monteiro E.; Moura M.; 2007). Uma realidade é certa, quando está perto uma festa da escola ou uma apresentação, a dança está sempre presente, mas semanalmente ela faz parte das nossas planificações? De que forma? O Paradigma Labaniano pode ser uma excelente ferramenta para nos auxiliar nesta viagem mágica que parte do livro “A mamã pôs um ovo” de Babette Cole.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador das aprendizagens; . Conhecer e explorar as Unidades temáticas da Dança e a sua potencialidade multidisciplinar; . A Dança Criativa enquanto ferramenta de construção de conhecimento; . Explorar, criar e observar - as possibilidades de movimentos; Skills temporais e dinâmicos, a improvisação e a projeção artística; . Interpretação de ideias e temas, ações motoras e tipos de dança; . Criar e selecionar frases de movimento e os eixos da abordagem coreográfica.

Conteúdos

A dança e a interdisciplinaridade - sugestões metodológicas do ensino da dança; A atuação do professor numa aula de dança - dispersa, orientada, integrada, aberta, estético-artística e referenciada; Dominantes da dança e a improvisação segundo diferentes estímulos; Saber coreografar: suas potencialidades, objetivos e competências.

Metodologias

O formador, partindo do livro “A mamã pôs um ovo” explorará com os formandos, tendo como base o paradigma de Laban, uma série de propostas que conduzem à exploração e experimentação de movimentos improvisados ou de ações estelizadas, visando o desenvolvimento de skills espaciais, relacionais, temporais e dinâmicos, partindo de uma construção livre para a criação coreográfica, numa abordagem às diferentes formas de intervenção do professor. A formação irá centrar-se nos três eixos fundamentais de aprendizagem e experimentação: (i) o fazer e/ou experimentar (valoriza a experiência de dançar, o trabalho técnico e expressivo) (ii) o criar e/ou compor (valoriza a experiência de coreografar, o trabalho da imaginação e da invenção) e (iii) o analisar e/ou apreciar (valoriza a experiência de sentir, pensar e intervir elaborando um discurso inicialmente oral, posteriormente escrito).

Formador

Barbara Mota Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-07-2024 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 19-07-2024
Fim: 19-07-2024
Acreditação: ACD74-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Básica de Agudela