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ACD - Escape Rooms educativos turma -23_24

Apresentação

Citando o Guia Prático para a Criação de Escapes Rooms, editado pela Universidade de Aveiro: Uma escape room é um jogo de equipa em tempo real onde os jogadores descobrem pistas, resolvem puzzles e tarefas em uma ou mais salas para atingir um objetivo específico (normalmente escapar da sala) com tempo limitado.” Scott Nicholson, 2015 Nicholson, um especialista no cenário das Escape Room e EER, demonstra os elementos chave que devem ser aplicados para estabelecer EERs nas aprendizagens. Resumindo, ER e EERs requerem trabalho de equipa, comunicação, iniciativa e outras competências inerentes a alunos do Ensino superior (por ex. pensamento crítico e atenção ao detalhe) para aplicar uma vasta gama de conhecimentos e de métodos apropriados sob a pressão do tempo. Existem três elementos no design das EERs, sendo eles (i) gamificação, (ii) objetivos de aprendizagem pretendidos, e (iii) elementos pedagógicos. Tercanli et al, 2021 As Escape Rooms Educacionais contêm elementos de gamificação que apoiam os estudantes na concretização dos objetivos de aprendizagem quando interagem com os puzzles no jogo. Escolhas de design baseadas no construtivismo e na teoria do desenvolvimento social são requeridas para determinar o equilíbrio entre elementos de gamificação e os objetivos de aprendizagem. O enquadramento pedagógico das EERs descreve os conhecimentos, competências, e atitudes que os educadores podem utilizar para fazer essas decisões de design. Esta atividade de formação visa abordar esta “nova tecnologia” e as múltiplas formas da sua implementação em contexto educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Entender os conceitos de Gamificação e de Escape Room. - Perceber como se podem contruir Escape Rooms Educativos. - Conhecer o potencial desta ferramenta como estratégia educativa capaz de melhorar a aprendizagem dos alunos.

Conteúdos

- Conceitos de Gamificação e de Escape Room. - Benefícios Escape Rooms Educativos no processo ensino/aprendizagem. - Princípios da criação de um Escape Room Educativo. - Recursos e ferramentas para desenhar um Escape Room Educativo. - Exemplos de diferentes Escape Rooms Educativos.

Anexo(s)

Observações

ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.

Formador

Susana Raquel Marques Pereira Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-07-2024 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
Início: 19-07-2024
Fim: 19-07-2024
Acreditação: ACD69-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Moodle e Google Meet