C1053 Metodologias ativas - Aprendizagem Baseada em Projetos turma A-23_24
Apresentação
No sentido de priorizar a melhoria da qualidade das aprendizagens e a inclusão, garantindo -se o acesso ao currículo a todos os alunos, o Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho, procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular. À luz da AFC e destes referenciais, impõe-se que se privilegie o uso de metodologias ativas de aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Importa, pois, capacitar os docentes para a implementação de metodologias ativas, usando cenários de aprendizagem que façam uma integração eficaz entre o espaço, a pedagogia e a tecnologia e promover o trabalho colaborativo entre as equipas pedagógicas, desenvolvendo projetos interdisciplinares - metodologia ABP. Serão também propostas aos docentes ferramentas digitais que possam suportar o seu trabalho pedagógico, desde a conceção da visão global do projeto até à sua avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Contextualizar a necessidade de mudança de práticas e de implementação de metodologias ativas, desenvolvidas em ambientes educativos inovadores; - Compreender os princípios da aprendizagem baseada em projetos. - Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, incidindo no uso de ferramentas digitais. - Desenvolver projetos de trabalho suportados por ferramentas digitais. - Fomentar atividades cooperativas de aprendizagem com explicitação de papéis e responsabilidades.
Conteúdos
1. Metodologias ativas contextualização e princípios; (1h) 2. Espaços de aprendizagem e trabalho colaborativo; (1h) 3. Aprendizagem baseada em projetos e projetos interdisciplinares (6h) - organização do processo de ensino/aprendizagem; - definição dos papéis do professor e do aluno; - monitorização do processo de desenvolvimento do projeto; - avaliação. 4. Ferramentas digitais para apoiar o desenvolvimento dos projetos em cada uma das etapas do projeto (4h
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime presencial e a distância, síncronas, e recorrendo às metodologias: método expositivo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos. As sessões serão presenciais e incluirão momentos expositivos seguidos de debate e/ou de exposição de dúvidas. Os formandos realizarão, nas sessões, um esboço de projeto à luz da ABP e utilizando ferramentas digitais
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Buck Institute for Education, 2009. Aprendizagem baseada em projetos. 2.ª Edição. Penso Editora. Disponível em: http://books.google.pt/booksHelle, L., Tynjälä, P., & Olkinuora, E. (2006). Project Based Learning in PostSecundary Education Theory, Practice and Rubber Sling Shots. Higher Education. Vol. 51, No. 2 (Mar., 2006), pp. 287 314.Noordin, M., Nasir, A., Ali, D., & Nordin, M. (2011). Problem-Based Learning (PBL) and Project-Based Learning (PjBL) in engineering education: a comparison. Proccedings of the IETEC11 Conference, Kuala Lumpur, Malasysia.Ribeiro, C. (2006). Aprendizagem cooperativa na sala de aula: Uma estratégia para aquisição de algumas Competências cognitivas e atitudinais definidas pelo ministério da educação. Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade. Dissertação de mestrado em Biologia e geologia para o ensino. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Anexo(s)
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Ana Isabel Nogueira de Moura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |