ACD - Metodologias Ativas em Sala de Aula – Conceito, didática, aplicação, vantagens e organização do espaço físico turma -23_24
Apresentação
As metodologias ativas colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, estimulando a participação ativa, a autonomia e a construção de conhecimento de forma significativa. A reflexão sobre os cenários de aprendizagem apresentados pelas escolas associadas do CFAE_Matosinhos são oportunidades valiosas para promover uma educação mais inovadora, participativa e centrada no aluno. Com esta atividade de formação pretendese capacitar os docentes para a implementação de metodologias ativas usando cenários de aprendizagem que façam uma integração eficaz entre o espaço, a pedagogia e a tecnologia.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sistematizar os conceitos fundamentais sobre metodologias ativas. Explorar as vantagens da incorporação das metodologias ativas em ambiente educativo. Refletir sobre cenários de aprendizagem elaborados por AE/Escolas Associado(a)s no CFAE_Matosinhos. Motivar os docentes para a implementação das metodologias ativas em contexto educativo.
Conteúdos
Contexto, conceitos, utilização e exemplos práticos de metodologias ativas. Espaços de aprendizagem.
Anexo(s)
Observações
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.
Formador
Ana Isabel Nogueira de Moura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-07-2024 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |