ACD - Ação e Reflexão em foco: tecendo redes, partilhando saberes turma A-23_24
Apresentação
A autonomia e flexibilidade curricular, a cidadania e desenvolvimento, a inclusão e a recuperação de aprendizagens são temas de grande relevância para a educação atual. A implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes nestas áreas é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e que se desenvolvam como cidadãos plenos e participativos. O trabalho em rede parece ser uma oportunidade para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes entre pares.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Promover a partilha de práticas de referência entre as escolas de Matosinhos: autonomia e flexibilidade curricular, cidadania e desenvolvimento, inclusão recuperação de aprendizagens e avaliação pedagógica. Fomentar a colaboração e o trabalho em rede entre as escolas do de Matosinhos.
Conteúdos
Partilha de boas práticas Trabalho em rede: Interação entre as escolas num ambiente informal para aprofundamento de conhecimento das práticas apresentadas e partilha de informação. Avaliação da atividade
Anexo(s)
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |