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ACD - Promoção da Saúde Mental nos Docentes turma 23_24

Apresentação

A intervenção na área da Saúde Escolar tem como objetivo contribuir para a obtenção de ganhos em saúde, através da promoção de contextos escolares favoráveis à saúde. A promoção da saúde, em particular da saúde mental, constitui o núcleo central das intervenções da Saúde Escolar, apoiadas por métodos ativos e trabalho por projeto, que valorizem a promoção de competências sociais e emocionais (DGS, 2015).  O Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE, 2015) destina-se a toda a comunidade educativa, que compreende crianças, alunos/as, pessoal docente e não docente, pais/mães ou encarregados/as de educação  A Escola é o local de trabalho de muitos grupos profissionais. Um bom ambiente físico e social promove o equilíbrio e o bem-estar. Mas os riscos psicossociais, o stresse inerentes à profissão docente são determinantes do desenvolvimento de mal-estar e de doenças. Melhorar a saúde e o bem-estar de docentes e não docentes implica zelar pela promoção de ambientes escolares seguros e saudáveis e recomendar a vigilância da sua saúde, por serviços de saúde ocupacional disponibilizados pela entidade empregadora. Segundo o Plano de Ação para a Saúde Mental 2013-2020 (WHO, 2013) uma boa saúde mental permite o aumento do potencial, a capacidade de lidar com o stresse da vida, o aumento da produtividade e do bem-estar. O PNSE define a saúde mental como o núcleo central de intervenção em toda a comunidade educativa na complementaridade à aprendizagem, no estabelecimento de relações interpessoais significativas, na gestão de emoções e na adoção de estilos de vida saudáveis. A importância da saúde mental como meio condutor na promoção das competências socioemocionais torna a escola mais desafiadora, envolvente e significativa, com climas favoráveis de aprendizagem, pertença, sucesso e diminuição de comportamentos de risco, traduzindo-se em ganhos para a saúde (DGS, 2015). A Autoridade   para as Condições do Trabalho (ACT)  desenvolveu uma proposta que considera a   gestão do risco profissional como um processo dinâmico e técnico-científico   que   visa eliminar, minimizar ou controlar o risco profissional dos trabalhadores no seu local de trabalho.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Promoção da saúde mental Identificar fatores protetores para a saúde mental Informar sobre estratégias promotoras de saúde mental Aumento das competências interpessoais e intrapessoais Promover gestão emocional

Conteúdos

Saúde Mental- estratégias protetoras Emoções- identificação e gestão Comunicação- estilos e técnicas de resolução de conflitos Stress- tipos e estratégias protetoras Autocontrolo Relaxamento e tranquilização

Observações

ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.

Formador

Marta Claudia Ribeiro Marques Valadar

Paula Cristina Moreira Machado Santos

Daniela Alexandra Braga Coelho Mota Machado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-07-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 01-07-2024
Fim: 03-07-2024
Acreditação: ACD54-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Básica Professor Óscar Lopes