256

PND - Noções e práticas de bem-estar e de autocuidados em saúde mental turma B-23_24

Apresentação

Em função do plano de atividades: O compromisso da Câmara Municipal de Matosinhos com a realização regular de formação aos/às AO vem ao encontro das orientações do Ministério da Educação, consubstanciadas no Plano de Recuperação das Aprendizagens (Plano 21|23 – Escola+), tendo sido criado um plano de formação único, entre escolas e autarquia, para estes trabalhadores. Em função dos destinatários: No levantamento de necessidades formativas efetuado aos trabalhadores, salientaram-se os temas saúde mental ansiedade e stress e ainda pedagogia/psicologia do desenvolvimento e relações interpessoais. O conhecimento do contexto e a relação de proximidade estabelecida com os AO, convergem igualmente no sentido de ser necessário abordar as situações de conflito e as situações-problema, bem como as novas práticas que trazem repercussões importantes às dinâmicas escolares.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Dotar os/as Assistentes Operacionais de literacia e de estratégias promotoras da Saúde e da Saúde Mental Específicos: Encorajar os/as participantes a aprender qual o conceito atualmente em vigor de saúde mental; Sensibilizar os/as Assistentes Operacionais para ameaças e fatores protetores da saúde mental na vida e no contexto educativo; Identificar as fontes de stress dos/as AOs na vida e nas instituições educativas e suas consequências; Encorajar os/as participantes a identificar fatores de proteção e práticas para lidar de forma satisfatória com o stress na vida e no contexto de trabalho; Desenvolver uma maior compreensão do conceito de resiliência nos participantes; Encorajar os/as participantes a aprender e a praticar atividades e técnicas específicas para reforçar a sua resiliência e gerir melhor o stress

Conteúdos

1. Literacia em saúde mental nos domínios: a) Capacidade de reconhecimento de perturbações específicas e de stress excessivo; b) Conhecimento e crenças sobre fatores de risco e causas; c) Conhecimento e crenças sobre intervenções de autoajuda; d) Conhecimento e crenças sobre a ajuda profissional disponível. 2. Stress - definição, causas e sintomas. 3. Resiliência - definição, perspetivas em torno da resiliência, aspetos chave: a) Desenvolvimento de um discurso interno positivo; b) Desafio aos pensamentos negativos; c) Desenvolvimento de um locus de controlo interno; d) Promoção de uma perspetiva auto-aceitante e otimista. 4. Estilos de comunicação. Exercícios para desenvolver a Assertividade. 5. Exercícios de Relaxamento e de Mindfulness.

Anexo(s)

Formador

Fernanda Maria Agostinho Moedas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-04-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 03-04-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 03-04-2024
Fim: 03-04-2024
Acreditação: DGAE/1180/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: Escola Básica de Matosinhos