ACD - Interatividade pedagógica com ferramentas digitais – Parte 3 (Flipgrid) turma -23_24
Apresentação
O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória sugere abordagens pedagógicas que promovam a interação, a autonomia e a criatividade. Neste sentido, é essencial que as práticas pedagógicas fomentem a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação e colaboração. As ferramentas digitais, como o Flipgrid (agora somente FLIP), oferecem um enorme potencial para criar experiências de aprendizagem mais motivadoras e eficazes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Desenvolver competências para conceber, implementar e gerir atividades pedagógicas interativas utilizando o FLIP. Analisar estratégias para fomentar a participação ativa dos alunos, a discussão e a construção colaborativa do conhecimento através do FLIP. Identificar formas de integrar o FLIP no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação, articulando-as com diferentes abordagens metodológicas.
Conteúdos
Apresentação da ferramenta Flipgrid Criação e gestão de atividades no Flipgrid Estratégias para promover a interatividade Prática colaborativa
Anexo(s)
Observações
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 13/06/2024.
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |