ACD - Bullying: Transformar observadores em líderes turma -23_24
Apresentação
A designação Bullying pode ser nova no vocabulário da escola. Os comportamentos a que se refere, esses são tão (ou mais) antigos como a própria escola. Gozar, ameaçar, humilhar, ridicularizar, diminuir, empurrar, agredir são verbos que vemos conjugados em diferentes tempos e modos nos recreios e salas das nossas escolas. A nossa perceção pode ser que esses comportamentos podem estar a aumentar, ou a tornar-se mais intensos ou mais "maldosos". Pode ser. Uma outra explicação é que, sobretudo, nos últimos 20 anos a forma como os educadores vêem as relações interpessoais mudou. Para isso muito terá contribuído a investigação sobre as causas, os processos e o impacto desses comportamentos abusivos ou Bullying.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Saber mais sobre o que a investigação descobriu pode ajudar-nos a desenhar estratégias e utilizar comportamentos mais eficazes se queremos combater esses comportamentos em contexto educativo. Com esta ação pretendemos responder às questões - Como funciona o Bullying? - O que se pode fazer para prevenir, minimizar e gerir o impacto?
Conteúdos
1. O Bullying nas escolas hoje. 2. Compreender o Bullying e lidar com os intervenientes: o sujeito, o alvo, o(s) observadore(s) 3. Políticas da escola de segurança 4. Criar ambientes de sala de aula positivos
Observações
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 25/07/2024.
Formador
Ana Isabel Lage Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |