ACD - As adições: Jogos online, redes sociais turma -23_24
Apresentação
A tecnologia sempre existiu. Desde os artefactos para fazer fogo, a roda, os barcos à vela, ou os automóveis. A tecnologia foi sempre criada com o propósito de facilitar alguma dimensão da nossa existência, ou de trazer entretenimento ou lazer. Aquela que mantemos no nosso quotidiano é aquela à qual atribuímos algum valor ou função. Para as crianças e adolescentes em 2024, a tecnologia dos smartphones e da internet é tão omnipresente que não lhes é possível imaginarem o mundo sem ela. Quanto mais cedo é o acesso a essa tecnologia, mais disseminada se torna no quotidiano e maior o risco de se tornar num comportamento aditivo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Distinguir comportamentos frequentes de adições 2. Quais os sinais que indicam adição 3. Como prevenir comportamentos aditivos com a tecnologia web
Conteúdos
1. O fenómeno dos jogos e redes sociais os riscos que trazem 2. As adições e o seu impacto no desenvolvimento dos jovens 3. Impactos na sociabilidade e aprendizagem
Anexo(s)
Observações
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 13/06/2024.
Formador
Ana Isabel Lage Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |