
C0819. Avaliação formativa em contextos educativos digitais turma A-23_24
Apresentação
O Decreto Lei 55/2018, refere-se à Avaliação Formativa como : “A avaliação formativa, enquanto principal modalidade de avaliação, integra o processo de ensino e de aprendizagem fundamentando o seu desenvolvimento”, considerando os tempos de mudança, nos processo de ensino aprendizagem e nas novas metodologias de trabalho que foram introduzidas pelos condicionalismos dos tempos de pandemia que vivemos, importa pensar como desenvolver e aplicar a Avaliação Formativa num contexto de Ensino à distância para que esta seja a ferramenta que apoia os professores a concretizarem o seu maior objetivo: o sucesso educativo dos seus alunos.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Planificar numa perspetiva de Ensino à Distância; - Identificar Técnicas de Avaliação Formativa; - Projetar uma avaliação formativa, em contexto digital ,que seja coerente com as aprendizagens realizadas; - Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de aprendizagem e avaliação pedagógica em contexto de ensino à distância; - Elaborar recursos educativos de suporte ao trabalho autónomo; - Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito ensino à distância.
Conteúdos
1. Enquadramento dos documentos de referência relativamente à Avaliação Formativa e ao Ensino à Distância - 3 horas; 2. Avaliação Formativa: Natureza e Técnicas – 4 horas; 3. Ensino à Distância: Caraterização e potencialidades – 4 horas; 4. Desenvolvimento do processo ensino aprendizagem em contextos educativos digitais com enfase na Avaliação Formativa –5 horas; 5. Avaliar, em ambiente digital, com suporte de técnicas de avaliação formativa diversificadas e coerentes com asaprendizagens realizadas – 5 horas 6.Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina – 4 horas.
Metodologias
Presencial: As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo, recorrendo às metodologias ativas de aplicação do conhecimento adquirido e trabalho colaborativo elaborado entre os formandos. Trabalho autónomo: Implementação, monitorização e avaliação dos materiais elaborados adaptados ao contexto selecionado.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Lei n.º 54/2018, de 6 de julho Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho Portaria n.º 359/2019, de outubro de 2019https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/roteiro_avaliacao_ensino_a_distancia.pdf Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores.http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509 https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/publications/blended-learning-guidelines.htm
Anexo(s)
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá