
C0804. Utilização de plataformas digitais em contexto escolar - Google Classroom turma C804A-23_24
Apresentação
Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Plano de Capacitação Digital de Docentes, encontra-se estruturada de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências consignadas nas áreas previstas no DigCompEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, está desenhada para realização em regime a distância, tirando partido das vantagens deste regime de formação no contexto pandémico em que foi criada e visa o desenvolvimento de competências no domínio da utilização de plataformas digitais em contexto escolar - Google Classroom (Sala de aula).
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer o Google Classroom (GC) enquanto plataforma digital utilizável em contexto escolar. - Conhecer as áreas e funcionalidade do GC. - Comunicar usando o GC. - Utilizar os tipos de trabalhos disponíveis no GC. - Avaliar trabalhos e questões e fornecer feedback usando o GC. - Criar, configurar e gerir turmas no GC. - Integrar o GC com outras plataformas digitais.
Conteúdos
1. Introdução ao Google Classroom (Sala de aula) (GC). Definição. Metáfora que preside à organização e estrutura. Aceder ao GC. 2. O ambiente de trabalho da turma em GC. Áreas e funcionalidades: Stream, Trabalhos da turma, Pessoas, Classificações. 3. Comunicar usando o GC. Convidar alunos. Associar outros docentes à turma. Enviar anúncios e e-correio. Usar o Google Meet. 4. Associar materiais à turma em GC. 5. Trabalhos no GC. Tipos de trabalhos: trabalhos e questões. Criar e calendarizar trabalhos e questões. Criar uma rubrica para um trabalho ou questão. Usar Google Forms a partir do GC. 6. Avaliar trabalhos e questões e fornecer feedback usando o GC. Estabelecer critérios de avaliação para um trabalho ou questão. Avaliar um trabalho ou questão. Fornecer feedback. 7. Criar, configurar e gerir turmas no GC. 8. Integração do GC com outras plataformas digitais (Ex: Edpuzzle).
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo, recorrendo às metodologias: método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações do CFAE_Matosinhos é contínua, participada por todos os intervenientes. As dimensões de avaliação são: a participação e o trabalho individual, na modalidade curso, e, a participação, os resultados do trabalho autónomo e o trabalho individual nas modalidades oficina de formação, círculo de estudos e projetos. Para mais esclarecimentos sugere-se a consulta do Regulamento Interno do CFAE_Matosinhos – https://www.cfaematosinhos.eu/CFAE_Matosinhos_RI_2016_06%20Dez.pdf com especial atenção para o capítulo dedicado à Avaliação dos formandos docentes. A avaliação da ação é feita através do preenchimento pelo formando de um documento que lhe é fornecido no primeiro dia. Elaboração de um relatório detalhado referente ao tratamento dos dados recolhidos.
Anexo(s)
Formador
Cristina Sofia Oliveira da Costa Reis