ACD - Entre homens: masculinidade em debate turma -23_24

Apresentação

Esta ação surge no âmbito do projeto“MaRvel: Masculinidades (re)veladas”, financiado ao abrigo do mecanismo financeiros EEA Grants, sendo a CIG o operador do projeto e a Associação Plano i o seu promotor. Este projeto tem como objetivo a desconstrução de estereótipos de género associados às masculinidades dominantes, em prol do desenvolvimento integral de rapazes e homens, com vista à promoção do autocuidado e do cuidado com as outras pessoas, desenvolvimento de competências de autorregulação emocional, prevenção da prática da violência e do envolvimento em comportamentos de risco. Neste sentido, esta ação visa capacitar profissionais que atuem em contexto escolar, não só para a aquisição de conhecimentos no âmbito das questões de género (e, em particular, das masculinidades), como para o trabalho prático com jovens, em torno desta temática, a partir de metodologias de educação não-formal.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

● Distinguir a diferença entre os conceitos de sexo (i.e., dimensão biológica) e género (i.e., dimensão social), compreendendo a influência do género na construção das relações interpessoais e dos percursos de vida; ● Compreender conceitos relacionados com a diversidade, como a orientação sexual, identidade de género e expressão de género; ● Compreender a construção social de estereótipos que sustentam preconceitos e comportamentos de discriminação e violência; ● Compreender de que forma a violência praticada por rapazes (entre rapazes e em relação às mulheres) é legitimada à luz dos papéis sociais de género (e.g., a honra masculina, as provas de coragem, assédio, homofobia). ● Refletir acerca do envolvimento em comportamentos de risco e de comportamentos de oposição enquanto mecanismos de provar a masculinidade (e.g., consumo de substâncias, condução violência, comportamento de oposição em contexto escolar). ● Caracterizar o fenómeno e promover o conhecimento relativo aos modelos de masculinidade hegemónica, compreendendo o seu impacto para os percursos de vida de rapazes e homens (e.g., autorregulação emocional, autocuidado, trabalho doméstico); ● Compreender o conceito de masculinidades, remetendo para as negociações de género e de poder que ocorrem nas relações entre homens (e.g., dominação em função da orientação sexual, etnia) e em relação às mulheres. ● Refletir acerca de metodologias de educação não formal e os seus princípios na ação com jovens; ● Experimentar dinâmicas de grupo e atividades dirigidas ao trabalho destas temáticas com jovens, nomeadamente a partir do documentário “Entre Homens” (realizado no âmbito do projeto) e do respetivo manual de facilitação criado; ● Refletir acerca de boas práticas e metodologias a implementar no trabalho com jovens; ● Refletir acerca de desafios que podem surgir na prática (e.g., resistência, partilha de informação sensível).

Conteúdos

Estereótipos de género, desigualdades de género, masculinidades, comportamentos de risco, violências, autocuidado, autorregulação emocional, trabalho doméstico, direitos humanos, educação não formal

Anexo(s)

Observações

ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 27/03/2024.

Formador

Rita Costa Andrade

Fatima Gabriela Soares de Azevedo

Início: 15-11-2023
Fim: 15-11-2023
Acreditação: ACD34-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: A E Perafita