Educação Inclusiva: um caminho, um compromisso, da visão às práticas turma A-23_24
Apresentação
Portugal tem vindo a realizar um caminho de progressão na qualidade da Educação, com particular destaque para as questões de Inclusão e Equidade Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade. Os atores educativos, nomeadamente os docentes e as lideranças de topo e intermédias, são figuras essenciais na educação e na transformação social. Acolher e apoiar todos os alunos, independentemente das suas capacidades e exigências, são dois compromissos éticos e profissionais indiscutíveis. Uma escola inclusiva exige uma liderança eficaz, capaz de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão. - Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade. - Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão. - Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo. - Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola. - Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos. - Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva. - Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. - Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão.
Conteúdos
- Enquadramento teórico e normativo; Gestão da educação inclusiva; Diversidade, equidade e inclusão; Desenho Universal para a Aprendizagem; A inclusão na sala de aula; Ambientes de aprendizagem inclusivos;
Observações
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 16/01/2024.