C1029 Robótica Educativa como suporte de Aprendizagem Criativa turma A-23_24
Apresentação
Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Tansição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Plano de Capacitação Digital de Docentes, encontra-se estruturada de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências consignadas nas áreas previstas no DigCompEdu Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, está desenhada para realização em regime a distância, b-learning, tirando partido das vantagens deste regime de formação no contexto pandémico em que foi criada e visa o desenvolvimento de competências no domínio da Robótica Educativa como suporte de Aprendizagem Criativa
Destinatários
Professores do Ensino BásicoProfessores do 2º Ciclo; Professores do 1º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer diferentes metodologias de aprendizagem ativa. - Promover, em contexto de sala de aula/escolar, a realização de atividades interativas, colaborativas e incentivadoras da criatividade. - Conhecer e utilizar ferramentas de programação por blocos adequadas ao Ensino Básico. - Desenhar soluções codificadas articulando o pensamento computacional com áreas curriculares do Ensino Básico e programar as respetivas soluções em ferramentas de programação por blocos. - Desenhar e aplicar um projeto de Robótica Educativa no seu contexto de sala de aula/escolar. - Avaliar metodologias e estratégias associadas a um projeto de Robótica Educativa no seu contexto de sala de aula/escolar.
Conteúdos
A. Aprendizagem Criativa Metodologias e estratégias de aprendizagens ativas e avaliação - Project Based Learning, Problem Based Learning, Game Based Learning, Inquiry Based Learning, Pair Programming. (5 horas) B. Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional.(5 horas) Pensamento computacional: Conceitos, caraterísticas e objetivos. Atividades de pensamento computacional. C Ferramentas de Programação para Crianças e Jovens.(5 horas) Robótica Educativa. Ferramentas de programação por blocos adaptadas ao ensino básico: Principais ferramentas de programação por blocos para crianças e jovens e suas caraterísticas. Exploração de ferramentas de programação por blocos de acordo com as necessidades dos formandos. Planificação e conceção de recursos, utilizando as ferramentas de programação exploradas, promotores do pensamento computacional. D. Projeto (10 horas) Estratégias e modalidades de avaliação. Reflexão crítica sobre o desenvolvimento de projeto suportado por metodologia de aprendizagem ativa, articulando a programação com áreas curriculares, e respetiva implementação em contexto do ensino básico.
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo, recorrendo às metodologias: método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Anexo(s)
Formador
Norberto Correia Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-01-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 05-02-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 19-02-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-02-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |