202

C1029 Robótica Educativa como suporte de Aprendizagem Criativa turma A-23_24

Apresentação

Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Tansição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Plano de Capacitação Digital de Docentes, encontra-se estruturada de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências consignadas nas áreas previstas no DigCompEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, está desenhada para realização em regime a distância, b-learning, tirando partido das vantagens deste regime de formação no contexto pandémico em que foi criada e visa o desenvolvimento de competências no domínio da Robótica Educativa como suporte de Aprendizagem Criativa

Destinatários

Professores do Ensino BásicoProfessores do 2º Ciclo; Professores do 1º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer diferentes metodologias de aprendizagem ativa. - Promover, em contexto de sala de aula/escolar, a realização de atividades interativas, colaborativas e incentivadoras da criatividade. - Conhecer e utilizar ferramentas de programação por blocos adequadas ao Ensino Básico. - Desenhar soluções codificadas articulando o pensamento computacional com áreas curriculares do Ensino Básico e programar as respetivas soluções em ferramentas de programação por blocos. - Desenhar e aplicar um projeto de Robótica Educativa no seu contexto de sala de aula/escolar. - Avaliar metodologias e estratégias associadas a um projeto de Robótica Educativa no seu contexto de sala de aula/escolar.

Conteúdos

A. Aprendizagem Criativa Metodologias e estratégias de aprendizagens ativas e avaliação - Project Based Learning, Problem Based Learning, Game Based Learning, Inquiry Based Learning, Pair Programming. (5 horas) B. Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional.(5 horas) Pensamento computacional: Conceitos, caraterísticas e objetivos. Atividades de pensamento computacional. C Ferramentas de Programação para Crianças e Jovens.(5 horas) Robótica Educativa. Ferramentas de programação por blocos adaptadas ao ensino básico: Principais ferramentas de programação por blocos para crianças e jovens e suas caraterísticas. Exploração de ferramentas de programação por blocos de acordo com as necessidades dos formandos. Planificação e conceção de recursos, utilizando as ferramentas de programação exploradas, promotores do pensamento computacional. D. Projeto (10 horas) Estratégias e modalidades de avaliação. Reflexão crítica sobre o desenvolvimento de projeto suportado por metodologia de aprendizagem ativa, articulando a programação com áreas curriculares, e respetiva implementação em contexto do ensino básico.

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo, recorrendo às metodologias: método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Anexo(s)

Formador

Norberto Correia Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 05-02-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 19-02-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 26-02-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 04-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 11-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 18-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 15-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 29-01-2024
Fim: 15-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122628/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola EB Professor Óscar Lopes, Moodle e Google Meet