ACD - Arte e Tecnologia para a Sustentabilidade (docentes) turma C-23_24
Apresentação
A sustentabilidade ambiental do planeta e o combate ao aquecimento global são um tema presente, cada vez mais, no nosso dia a dia. Esta ACD visa capacitar os professores para promoverem, junto dos jovens, agentes de mudança, uma compreensão da dimensão deste desafio, assente em factos científicos, e das ferramentas através das quais podem agir para defender o planeta e as cidades onde vivem. O que é a Sustentabilidade Social e Ambiental? Quais os objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável? Em que consiste o aquecimento global? O que são as emissões de carbono que geramos todos os dias? Como podemos contribuir para a descarbonização das nossas cidades? Como podemos influenciar os decisores públicos e privados para tomarem decisões mais sustentáveis? Como criar um Manifesto que reclame as mudanças que queremos ver nas nossas cidades? Qual é o poder da arte como uma plataforma de reflexão, de convite ao diálogo e de expressão das nossas ideias?
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
No final desta ACD os professores deverão ter recursos para desenvolver com rigor científico temas como Sustentabilidade, Descarbonização, Nova Bauhaus Europeia, Ativismo através da Arte, Manifesto.
Conteúdos
Os motores da (in)sustentabilidade O Novo Bauhaus Europeu: o contributo das artes para a transição verde Políticas para a neutralidade carbónica: o papel das cidades e das novas gerações Descarbonizar a mobilidade na comunidade escolar: o caso de estudo AYR Mobilizar a comunidade escolar: um manifesto artístico pela sustentabilidade
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |