C834 Capacitação Digital de Educadores de Infância - Nível de Aprofundamento turma A-23_24
Apresentação
O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as competências digitais dos Educadores de Infância (nível 3) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2. 1. Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas. 2. Discussão, renovação e inovação na prática profissional. 3. Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, docentes e alunos/crianças digitalmente competentes. 4. Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa. 5. Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais. 6. Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes. 7. Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos. 8. Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Anexo(s)
Formador
Susana Patrícia de Sousa Arouca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-01-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-02-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 15-02-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-02-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 27-02-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 05-03-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 12-03-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |