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C932 Plano Estratégico e Operacional do Clube do Desporto Escolar - Guia Prático turma A-23_24

Apresentação

A elaboração do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025 (PEDE 21-25) pela DGE - Direção-Geral da Educação, veio dar um contributo importante para a criação de uma visão comum do que deve ser o objetivo de desenvolvimento do Desporto Escolar a nível nacional. A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e, nomeadamente no contexto regional, as Direções de Serviços Regionais, têm como responsabilidade assegurar a implementação a nível regional dos diversos programas, projetos e atividades do desporto escolar, em articulação com a DGE. No entanto, ao nível local cada Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas, possui caraterísticas específicas, dinâmicas próprias de funcionamento que importa integrar no planeamento da sua oferta desportiva extracurricular e, dessa forma, contribuir para a promoção dos princípios fundamentais do Desporto Escolar. Elemento-chave de todo este processo é o Coordenador do Clube do Desporto Escolar. O Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar (RGFDE), que define as normas e procedimentos de participação dos AE/ENA e dos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, identifica as funções a desempenhar por este docente. Uma das suas principais responsabilidades é a elaboração do Plano do Clube de Desporto Escolar, bem como o acompanhamento da sua execução e avaliação. Neste contexto, este curso de formação visa implementar e concretizar os objetivos do PEDE 21-25 e do RGFDE e alinhar a estratégia nacional do Desporto Escolar com as ações e projetos regionais e locais, pelo que se insere no plano de atividades da entidade proponente.

Destinatários

260, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 260, 620.

Objetivos

- Compreender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar no contexto da AE/ENA e da Comunidade Educativa; - Conhecer e saber aplicar as principais ferramentas úteis no processo de diagnóstico do CDE- Clube de Desporto Escolar; - Saber selecionar e implementar metodologias de definição de objetivos para o CDE, no contexto do AE/ENA; - Integrar as relações com o desporto federado nos objetivos e estratégia do CDE; - Construir o mapa estratégico do CDE, selecionando os recursos tangíveis e intangíveis mais adequados às especificidades do clube, AE/ENA e aos seus objetivos; - Saber implementar os procedimentos que garantam o alinhamento do planeamento operacional com a estratégia; - Conhecer e saber selecionar as ferramentas de gestão de projetos mais adequadas para a implementação do plano do desporto escolar; - Implementar os processos e procedimentos que garantam ambientes seguros para a prática desportiva; - Adquirir as competências de apresentação e comunicação constante do plano e ações do CDE, e a sua relação com a comunidade e com os stakeholders e parceiros (autarquias, clubes, associações, entre outras entidades).

Conteúdos

Entender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar: O Desporto Escolar (visão, missão, objetivos, organização e eixos de ação do PEDE 21-25); As funções do coordenador do clube do Desporto Escolar; O desporto como parte do projeto educativo do AE/ENA; A oferta do Desporto Escolar no AE/ENA; Modelos de gestão do clube de Desporto Escolar na perspetiva de desenvolvimento do atleta a longo prazo (Long Term Athlete Development - LTAD); Checklist de diagnóstico para o exercício de funções de coordenador do clube de desporto escolar. Ferramentas para o diagnóstico do clube de desporto escolar: Identificação, metodologia de recolha e tratamento da informação relevante; Criação de um sistema de monitorização da evolução do envolvimento interno e externo do desporto escolar; Métodos para identificar os principais desafios e definir as prioridades de intervenção; Ferramentas de automatização do diagnóstico do clube do desporto escolar; A definição de objetivos do clube de desporto escolar: Como se definem objetivos; Diferentes tipos de objetivos; Como garantir o alinhamento dos objetivos com os resultados do diagnóstico do clube de desporto escolar; Envolvimento e cogestão dos objetivos do clube de desporto escolar. Pensar a estratégia do clube de desporto escolar: Metodologia para identificar os recursos tangíveis e intangíveis do clube de desporto escolar; Como avaliar e selecionar os recursos e construir a estratégia do clube de desporto escolar; Integrar as relações com o desporto federado na estratégia do clube de desporto escolar; Visualizar, comunicar e envolver os grupos de interessados na estratégia do clube de desporto escolar. Alinhar o planeamento operacional com a estratégia: A estrutura de programas e projetos do clube; A definição de indicadores de desempenho; A definição das áreas de intervenção, responsabilidade e interação da equipa de desporto escolar. Ferramentas para a implementação do plano do desporto escolar: O portfolio de projetos do clube de desporto escolar; Ferramentas de apoio ao planeamento e acompanhamento dos projetos; Fichas, checklists e procedimentos de apoio à execução dos projetos. Criar ambientes seguros para a prática desportiva: A definição de políticas e linhas orientadoras que garantam uma prática desportiva com segurança; A dimensão física e a dimensão mental da segurança. Apresentação, debate dos Planos do Clube de Desporto Escolar.

Metodologias

As sessões serão de cariz teórico-prático e baseadas em metodologias ativas e de projeto. Assim, os formandos, após o devido enquadramento teórico, desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo em torno das diferentes fases do processo de construção de um Plano do Clube de Desporto Escolar.. A metodologia de formação assenta em métodos ativos de aprendizagem, baseados na resolução de problemas e na construção de soluções a partir de cenários próximos dos contextos reais. Tendo como fio condutor do curso, todo o processo de análise, reflexão e construção do Plano do Clube do Desporto Escolar, a utilização em momentos distintos de formação presencial e formação online (blended learning), permite o recurso e a utilização de diversas tecnologias e fontes de informação, potenciando a aquisição de competências e a sua aplicação em contexto real da atividade profissional dos formandos. Ao longo deste Curso, será realizada uma reflexão crítica sobre a realidade atual do Clube do Desporto Escolar do AE/ENA do formando, dos objetivos a alcançar, bem como sobre as mudanças que deverão ser adotadas para potenciar a probabilidade de sucesso das soluções propostas.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (2021). Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_estrategico_de_2021_2025.pdDireção-Geral da Educação (2023). Regulamento de provas e competições do Desporto Escolar 2023-2025. Disponível em https://desportoescolar.dge.medu.pt/artigo/regulamento-de-provas-e-competicoes-do-desporto-escolar-2023-2025Direção-Geral da Educação (2023). Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 2023-2024. Disponível em: https://desportoescolar.dge.medu.pt/sites/default/files/RepositorioDocumentos/2023/regulamento-geral-de-funcionamento-do-desporto-escolar20232024.pdfINE – Instituto Nacional de Estatística, IP (2022). Desporto em Números / Sport in Numbers—2022. Disponível em https://www.ine.pt/ine_novidades/DesportoEmNumeros2022/index.htmlProject Management Institute (Ed.). (2021). The standard for project management and a guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (Seventh edition). Project Management Institute, Inc.

Anexo(s)

Formador

Gastão Fernando Silva Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-01-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:45 2:15 Online síncrona
2 05-01-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 09-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:45 2:15 Online síncrona
4 12-01-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 16-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:45 2:15 Online síncrona
6 19-01-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 23-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:45 2:15 Online síncrona
8 02-02-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 16-02-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 23-02-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 04-01-2024
Fim: 23-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121795/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: ES Augusto Gomes, Moodle e Google Meet