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C930 Educação Literária de 10.º ano: da reflexão à prática turma A-23_24

Apresentação

O domínio da Educação Literária na disciplina de Português do Ensino Secundário constitui-se, de certa maneira, como o centro das Aprendizagens Essenciais de Português do Ensino Secundário, pelo que constitui, muitas vezes, o ponto de partida para as aprendizagens dos restantes domínios.

Destinatários

Professores do Grupo 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Objetivos

- Refletir sobre a implementação das “unidades” de Educação Literária de 10.º ano. - Elaborar materiais para utilizar nas aulas no âmbito Educação Literária de 10.º ano.

Conteúdos

1. Poesia Trovadoresca (5 horas) 2. Crónica de D. João I, Fernão Lopes (5 horas) 3. Gil Vicente (5 horas) 4. Luís de Camões - Rimas (5 horas) 5. Luís de Camões – Os Lusíadas (5 horas)

Metodologias

Na primeira sessão de cada unidade (2,5h), começará por haver uma exposição sobre os principais aspectos científicos e didácticos. Seguidamente, haverá lugar ao esclarecimento de dúvidas e consequente debate em grande grupo que servirá para propor e discutir ideias que conduzirão à criação de materiais didácticos. A segunda sessão de cada uma das unidades será de carácter prático. Os formandos trabalharão em pequenos grupos e criarão materiais didácticos de que todos poderão vir a beneficiar num futuro próximo.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

BERNARDES, José Augusto Cardoso. 2005. A Literatura no Ensino Secundário: Outros Caminhos. Porto: Areal Editores.BERNARDES, José Augusto Cardoso e Rui Afonso MATEUS. 2013. Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.CEIA, Carlos. 2002. O que é ser Professor de Literatura. Lisboa: Colibri.FONSECA, Fernanda Irene. 2000. Da inseparabilidade entre o ensino da língua e o ensino da literatura. In AA.VV., Didáctica da Língua e da Literatura. Vol. I. Coimbra: Almedina/Instituto de Língua e Cultura Portuguesas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 37-45.GOULART, Rosa Maria. 2000. (In)sucessos dos estudos literários: uma questão de didáctica?. In AA.VV, Didáctica da Língua e da Literatura. Vol. II. Coimbra: Almedina/Instituto de Língua e Cultura Portuguesas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1339-1349.

Anexo(s)

Formador

António Fernando Amaral Penas Nabais dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-01-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
2 11-01-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
3 18-01-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
4 25-01-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
5 01-02-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
6 08-02-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
7 15-02-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
8 22-02-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
9 29-02-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
10 07-03-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
Início: 04-01-2024
Fim: 07-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120239/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Augusto Gomes