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C1133. Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola: Acompanhamento e Monitorização - P4 turma L-24_25

Apresentação

O desenvolvimento de competências digitais nos alunos, mas também nos docentes e restantes profissionais de educação, é crucial para a concretização de aprendizagens significativas de qualidade, facto que está alinhado com os referenciais europeus DigCompOrg e DigCompEdu. Os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDEs) são ferramentas chave para impulsionar essa transformação, promovendo uma pedagogia inovadora e inclusiva. Para garantir a efetividade dos PADDEs, é fundamental que as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDDs) apresentem planos concretos e acompanhem de perto a sua implementação. Este acompanhamento inclui a monitorização contínua das ações, registo de dados baseado em indicadores e implementação de medidas quando necessário. Além disso, é essencial refletir sobre o impacto das novas tecnologias no contexto escolar, procurando entender os desafios e oportunidades para promover um ambiente de aprendizagem produtivo e seguro. A divulgação de boas práticas e a troca de experiências entre escolas afiguram-se igualmente fundamentais para o sucesso da implementação dos PADDEs.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Apoiar as EDDs na criação e execução de Planos de Ação PADDE exequíveis e concretizáveis e monitorizar a sua implementação efetiva no AE/Escola. - Fomentar a reflexão sobre o uso de tecnologias na escola, incluindo riscos e benefícios. - Promover a integração da tecnologia em metodologias de ensino que melhorem a aprendizagem dos alunos. - Promover a criação de redes de comunicação entre AE/Escolas no sentido da troca de experiências e boas práticas na implementação de mecanismos de monitorização e acompanhamento das ações do PADDE. - Divulgar boas práticas na e-Revista do CFAE - a OZARFAXINARS - e em encontros presenciais com AE/Escolas com projetos referência.

Conteúdos

1. Elaboração e Implementação de Planos de Ação PADDE Apoio às EDD na construção/reconstrução de Planos de Ação PADDE: Orientação na definição de objetivos SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais). Identificação de ações concretas e recursos necessários. Elaboração de cronogramas e definição de responsáveis. Monitorização e Avaliação da Implementação: Criação de mecanismos de registo de evidências tendo em vista o acompanhamento contínuo das ações. Recolha de dados e indicadores de progresso. Análise dos resultados e implementação de medidas corretivas. 2. Reflexão sobre o Uso de Tecnologias na Escola Discussão sobre os impactos das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem: Identificação de desafios e oportunidades. Abordagem de questões éticas e de segurança. Promoção do uso responsável e crítico das tecnologias. 3. Integração da Tecnologia nas Metodologias de Ensino Exploração de ferramentas e recursos digitais: Apresentação de plataformas e aplicativos educacionais. Desenvolvimento de atividades práticas que integrem a tecnologia. Fomento da colaboração e da criatividade através do uso de ferramentas digitais. 4. Divulgação de Boas Práticas Criação de espaços para partilha de experiências: Publicação de artigos na e-Revista do CFAE - OZARFAXINARS. Organização de encontros presenciais em AE/Escolas com projetos de referência. Incentivo à criação de redes de colaboração entre AE/Escolas. 5. Desenvolvimento Profissional Contínuo Oferta de formação e workshops: Capacitação das EDD para a elaboração e implementação dos PADDEs. Abordagem de temas relacionados com a integração das tecnologias em contextos educativos. Promoção da aprendizagem ao longo da vida para todos os membros da comunidade escolar.

Metodologias

A presente ação é dinamizada na modalidade de b-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. As sessões a distância decorrerão em espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas (síncronas e assíncronas) entre formador-formando e formando-formando. As sessões presenciais terão lugar no agrupamento da EDD. O contexto de formação visa estimular a criação de momentos de partilha e reflexão no âmbito das práticas de monitorização e avaliação das ações do PADDE e dos seus resultados, incorporando uma reflexão sobre as metodologias centradas no aluno. A ação de formação tem como quadro geral de referência metodológico o construtivismo e a aprendizagem colaborativa, assentando em princípios como a formação participada e experiencial e a ação refletida. O curso terá 6 sessões síncronas de 02:30. Pelo menos duas destas sessões serão alargadas a vários agrupamentos onde será privilegiada a troca de experiências entre as diferentes EDD.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for DigitallyCompetent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdfResolução da Assembleia da República n.º 135/2023

Observações

Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.

Início: 18-11-2024
Fim: 07-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132647/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 15 h
Local: ESJGZ, ESAG, Google Meet e Moodle